Atração, engajamento e conversão
Não importa se a estratégia é via mídia paga ou tráfego orgânico. Em todos os canais, nosso foco é gerar mais vendas para nossos clientes!
Inbound Marketing não é só disparar e-mail marketing. Também não é apenas publicar um número determinado de artigos por mês.É sobre focar no público certo.
Ao nutrir o seu potencial cliente, ou seja, alguém que compraria os seus produtos ou serviços, o educamos sobre o mercado de atuação da sua empresa. Assim, você começa a ensinar (algo que transmite credibilidade) antes de tentar vender.
Essa atitude, de se relacionar primeiro e só depois fazer uma oferta, é eficaz e recomendada para qualquer segmento, incluindo grandes varejistas ou negócios mais segmentados, como empresas do mercado financeiro ou redes de franquias.
Portanto, não importa o ramo, a sua empresa pode se tornar referência no mercado com as estratégias digitais certas.
- Atração de LEADS
- Converter potenciais clientes
- Relacionamento e qualificação de leads
- Transformar LEADS em VENDAS
Como agência de Inbound Marketing, combinamos nesta etapa todo conhecimento sobre marketing de conteúdo através de redes sociais, blog e site, atreladas a ações de geração de tráfego tais como: compra de anúncios pagos (Facebook Ads, Adwords, LinkedIn Ads, etc) e SEO (otimização para mecanismos de busca).
O SEO é um dos momentos mais importantes na etapa de atração Inbound, já que se trata de posicionar melhor o site em palavras-chave no Google. Além disso, a E-Dialog faz toda o gerenciamento de redes sociais da empresa – produzimos textos, artes e monitoramos a presença digital.
Esse trabalho garante a geração de leads a médio e longo prazo. É o início da construção do que chamamos de Máquina de Geração de Leads.
A etapa de conversão compreende organizar páginas (landing pages) e formulários para capturar o máximo de contatos para a empresa (os leads). Vale destacar que, aqui é essencial contar com uma ferramenta de gestão de leads como o RD Station ou Hubspot.
Para fazer essa conversão de usuários em leads é necessário criar uma boa oportunidade para que o mesmo tenha interesse em ceder seus dados. É o que chamamos de “material rico“. Para esses conteúdos, a E-Dialog desenvolve materiais mais elaborados como e-Books, ferramentas, planilhas e materiais em vídeos que possam atrair os usuários em troca de seus contatos.
Quanto mais elaborado um material (quanto mais rico), maiores as chances de captar o lead e de obter mais dados. É nessa etapa que o Inbound Marketing passa a se diferenciar de outras estratégias de marketing. Isso porque é preciso ofertar algo de muito valor para o potencial cliente para iniciar o relacionamento com ele.
Uma vez capturado o lead, é necessário definir um fluxo de nutrição. Isso significa que é preciso ter um fluxo de informações que vão tornar este lead mais qualificado para o momento da compra. A questão aqui é: informar sem se preocupar em ser muito comercial.
Os usuários tendem a valorizar empresas que os ajudam na Jornada de Compra. A Jornada é o processo desde o momento em que o usuário começa a pensar sobre determinado produto/serviço, até efetivamente fazer a compra. Quando temos o lead na nossa base de e-mails ou de seguidores nas redes sociais, esse processo de relacionamento é mais intenso.
Resumindo, o objetivo das etapas 1 e 2 é capturar esse lead para locais onde a empresa possa se comunicar de forma personalizada e individual. Um dos segredos do Inbound Marketing reside neste ponto: a comunicação é criada de forma automatizada e individualizada. Exemplo: um lead que acabou de baixar um material para entender melhor um determinado assunto, em seguida recebe um e-mail que o ajuda a evoluir no Funil de Vendas. Dessa forma, tenta-se auxiliar o lead a acelerar seu processo de decisão.
Os conteúdos de Inbound Marketing são informativos e educativos, mas o processo do serviço de uma agência de Inbound Marketing precisa ter foco em vendas desde o começo. Por isso, a E-Dialog atua desde o início com um planejamento que tem como meta alcançar mais leads que convertam em vendas.
Para isso, precisamos de uma forte integração de marketing com a área comercial. Nos softwares que utilizamos, essa integração já é automatizada. Dessa forma encaminhamos para o setor comercial/vendas os leads que estão no estágio correto para serem abordados.
Vale destacar que, nem todo lead está no momento de compra (em média, apenas 3% deles estão, de acordo com pesquisa de Chet Holmes, do livro Ultimate Sales Machine). Sendo assim, cabe à E-Dialog fazer o processo chamado de Lead Scoring.
O Lead Scoring é um conjunto de critérios que elaboramos em conjunto com nosso cliente para definir fatores que tornam nossos leads mais próximos do momento de compra. Por exemplo: se sua empresa vende para engenheiros, é fundamental que não sejam encaminhados leads de médicos para o setor comercial. É um processo de filtragem que garante a qualidade da entrega de resultados Inbound.