Atração, engajamento e conversão

Não importa se a estratégia é via mídia paga ou tráfego orgânico. Em todos os canais, nosso foco é gerar mais vendas para nossos clientes!

Inbound Marketing não é só disparar e-mail marketing. Também não é apenas publicar um número determinado de artigos por mês.É sobre focar no público certo.

Ao nutrir o seu potencial cliente, ou seja, alguém que compraria os seus produtos ou serviços, o educamos sobre o mercado de atuação da sua empresa. Assim, você começa a ensinar (algo que transmite credibilidade) antes de tentar vender.

Essa atitude, de se relacionar primeiro e só depois fazer uma oferta, é eficaz e recomendada para qualquer segmento, incluindo grandes varejistas ou negócios mais segmentados, como empresas do mercado financeiro ou redes de franquias.

Portanto, não importa o ramo, a sua empresa pode se tornar referência no mercado com as estratégias digitais certas.

Como agência de Inbound Marketing, combinamos nesta etapa todo conhecimento sobre marketing de conteúdo através de redes sociais, blog e site, atreladas a ações de geração de tráfego tais como: compra de anúncios pagos (Facebook Ads, Adwords, LinkedIn Ads, etc) e SEO (otimização para mecanismos de busca).

O SEO é um dos momentos mais importantes na etapa de atração Inbound, já que se trata de posicionar melhor o site em palavras-chave no Google. Além disso, a E-Dialog faz toda o gerenciamento de redes sociais da empresa – produzimos textos, artes e monitoramos a presença digital.

Esse trabalho garante a geração de leads a médio e longo prazo. É o início da construção do que chamamos de Máquina de Geração de Leads.

A etapa de conversão compreende organizar páginas (landing pages) e formulários para capturar o máximo de contatos para a empresa (os leads). Vale destacar que, aqui é essencial contar com uma ferramenta de gestão de leads como o RD Station ou Hubspot.

Para fazer essa conversão de usuários em leads é necessário criar uma boa oportunidade para que o mesmo tenha interesse em ceder seus dados. É o que chamamos de “material rico“. Para esses conteúdos, a E-Dialog desenvolve materiais mais elaborados como e-Books, ferramentas, planilhas e materiais em vídeos que possam atrair os usuários em troca de seus contatos.

Quanto mais elaborado um material (quanto mais rico), maiores as chances de captar o lead e de obter mais dados. É nessa etapa que o Inbound Marketing passa a se diferenciar de outras estratégias de marketing. Isso porque é preciso ofertar algo de muito valor para o potencial cliente para iniciar o relacionamento com ele.

Uma vez capturado o lead, é necessário definir um fluxo de nutrição. Isso significa que é preciso ter um fluxo de informações que vão tornar este lead mais qualificado para o momento da compra. A questão aqui é: informar sem se preocupar em ser muito comercial.

Os usuários tendem a valorizar empresas que os ajudam na Jornada de Compra. A Jornada é o  processo desde o momento em que o usuário começa a pensar sobre determinado produto/serviço, até efetivamente fazer a compra. Quando temos o lead na nossa base de e-mails ou de seguidores nas redes sociais, esse processo de relacionamento é mais intenso.

Resumindo, o objetivo das etapas 1 e 2 é capturar esse lead para locais onde a empresa possa se comunicar de forma personalizada e individual. Um dos segredos do Inbound Marketing reside neste ponto: a comunicação é criada de forma automatizada e individualizada. Exemplo: um lead que acabou de baixar um material para entender melhor um determinado assunto, em seguida recebe um e-mail que o ajuda a evoluir no Funil de Vendas. Dessa forma, tenta-se auxiliar o lead a acelerar seu processo de decisão.

Os conteúdos de Inbound Marketing são informativos e educativos, mas o processo do serviço de uma agência de Inbound Marketing precisa ter foco em vendas desde o começo. Por isso, a E-Dialog atua desde o início com um planejamento que tem como meta alcançar mais leads que convertam em vendas.

Para isso, precisamos de uma forte integração de marketing com a área comercial. Nos softwares que utilizamos, essa integração já é automatizada. Dessa forma encaminhamos para o setor comercial/vendas os leads que estão no estágio correto para serem abordados.

Vale destacar que, nem todo lead está no momento de compra (em média, apenas 3% deles estão, de acordo com pesquisa de Chet Holmes, do livro Ultimate Sales Machine). Sendo assim, cabe à E-Dialog fazer o processo chamado de Lead Scoring.

O Lead Scoring é um conjunto de critérios que elaboramos em conjunto com nosso cliente para definir fatores que tornam nossos leads mais próximos do momento de compra. Por exemplo: se sua empresa vende para engenheiros, é fundamental que não sejam encaminhados leads de médicos para o setor comercial. É um processo de filtragem que garante a qualidade da entrega de resultados Inbound.